Notícias→POLICIAL→Operação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal desmantela ponto de tráfico de drogas e receptação em Santa Fé do Sul
Operação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal desmantela ponto de tráfico de drogas e receptação em Santa Fé do Sul
Manchete Policial
Por DinamicaFM
26 de Dezembro de 2024 às 20:14
Da Redação/ delegado de Polícia doutor Higor Jorge
Uma ação coordenada das forças de segurança de Santa Fé do Sul proporcionou a prisão de C.S., 23 anos de idades, envolvido em atividades criminosas e a identificação de outros dois investigados, desmantelando dois pontos de tráfico de drogas, furtos e receptação no bairro São Francisco, neste município.
A operação foi resultado do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça após solicitação da Central de Polícia Judiciária (CPJ) da Polícia Civil de Santa Fé do Sul, com o objetivo de coibir crimes que ameaçavam a segurança local.
Vale destacar que, na semana passada, ocorreu o cumprimento de mandado de busca e apreensão nas proximidades das residências onde hoje ocorreu a prisão, sendo que a investigação da semana passada também envolvia a apuração do tráfico de drogas.
A operação deflagrada na data de hoje contou com o trabalho conjunto entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Elektro, exemplificando uma cooperação interinstitucional exemplar.
A participação ativa de um cão farejador do canil da Guarda Civil Municipal, aliado ao suporte tecnológico de um drone do mesmo órgão de segurança pública, ampliou a eficácia e a precisão da operação. Estas ferramentas foram muito importantes na atuação em campo que localizou porções de crack e conseguiu identificar uma ligação clandestina de energia elétrica, conhecida como "gato", ocorrendo no local.
O delegado Matheus Arnaldo Pereira da Silva informou que a operação mobilizou oito viaturas no total, com a participação de 7 policiais civis, 5 policiais militares e 5 guardas civis municipais. Ele destacou a importância da cooperação interinstitucional: "A sinergia entre as diferentes forças de segurança é vital para o sucesso de operações como esta", enfatizou, reforçando o compromisso dos órgãos com a segurança pública do município.
O detido, juntamente com outras pessoas, era alvo de investigação pelo Setor de Investigações (SIG) da CPJ há 10 dias e foi capturado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e furto qualificado de energia elétrica, inclusive, atualmente, os investigadores de polícia do SIG estão investigando outras pessoas por terem relação com os estes fatos. Considerando a gravidade dos delitos e as penas associadas, não foi arbitrada fiança, garantindo que o autuado permaneça à disposição da Justiça.
Importante salientar que nos últimos dias alguns produtos subtraídos foram localizados com os investigados e já estão em poder da vítima.
O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge revelou que as investigações indicaram que os locais alvos das buscas eram pontos de comércio de drogas, sobretudo crack, e que produtos furtados eram trocados por entorpecentes. "O resultado da busca e apreensão forneceu subsídios importantes para estas conclusões", afirmou. Ele também ressaltou a importância do uso de cães e tecnologia na investigação, tornando a operação mais eficiente e segura.
Os delegados de polícia destacaram a importância da Elektro, com o uso de equipamentos especializados, identificar e confirmar a existência de uma ligação clandestina de energia elétrica, conhecida como "gato", no local alvo das investigações.
Esta operação não só destaca a eficácia das forças de segurança em Santa Fé do Sul, mas também reafirma o comprometimento contínuo em proteger os cidadãos e manter a ordem pública, demonstrando que a integração entre diferentes órgãos é uma ferramenta poderosa contra o crime.
Durante a elaboração do flagrante foram identificados os proprietários de objetos apreendidos com C.S. que foram devolvidos para as vítimas.
Em razão disso ele e outros envolvidos também responderão pelo crime de receptação, além dos outros crimes que foram indicados anteriormente.